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Orçamento sem compromisso: Palestra de Vendas, Palestrante de Vendas Curitiba (41) 99995 2061 ou 3015 0040 Palestra Motivacional para Empresas
Palestra de Motivação, Palestrante de Motivação

ADMINISTRANDO A CONCORRÊNCIA

Tranqüilo de sua hegemonia, um microempresário do segmento de materiais elétricos nunca teve com o que se preocupar. Sempre administrou de forma amistosa e íntegra, porém um dia sentiu-se ameaçado ao deparar com uma reforma na casa ao lado, onde se lia em uma placa com letras garrafais:
"Breve mais uma loja de materiais elétricos.”
A princípio ficou desesperado, não dormiu à noite, ficou irritado com clientes e funcionários, mas com o tempo acostumou-se com a idéia e começou a acompanhar passo a passo a reforma da empresa.
Na inauguração, lá estava ele observando e anotando tudo. No dia seguinte, com caneta em punho, começou a anotar os preços dos produtos e a compará-los com os seus próprios preços. Ficou enfurecido ao perceber que todos os produtos de seu concorrente possuíam preços inferiores aos seus.
- Este sujeito ficou louco – disparou o microempresário.
- Ele vai me levar à falência, mas antes que isso aconteça vou abaixar os preços de todos os meus produtos.
Passada duas semanas, o microempresário voltou à empresa concorrente para verificar como estavam os preços. Para seu espanto e desespero, todos os preços haviam sido reduzidos.
- Mas como pode? – perguntava a si mesmo o incrédulo microempresário.
– Com este preço é impraticável ter lucros. Mas ele não perde por esperar:
vou reduzir ainda mais os meus preços.
Outra semana se passou, e lá estava o microempresário espionando os preços do seu concorrente.
Como era de se esperar, os preços estavam ainda mais baixos.
Desesperado e sem como mais mexer em seus preços, resolveu procurar orientação com um consultor de empresas.
Relatou ao consultor todo o seu problema, dizendo-lhe que não tinha mais tempo para nada e que a cada dia menos clientes procuravam sua loja.
Com um sorriso de quem entendeu tudo, o consultor logo falou:
- Meu amigo, o seu problema é só um: antigamente você administrava somente uma loja, agora você está administrando duas lojas – a sua e a do seu concorrente.
Enquanto você não deixar de se preocupar com seu concorrente de maneira obsessiva, você não terá tempo para a sua empresa e para seus clientes.

 

Prof. Osmar Coutinho - Conferencista - www.osmarcoutinho.com.br

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