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Orçamento sem compromisso: Palestra de Vendas, Palestrante de Vendas Curitiba (41) 99995 2061 ou 3015 0040 Palestra Motivacional para Empresas
Palestra de Motivação, Palestrante de Motivação

PALAVRAS NUNCA FORAM SOMENTE PALAVRAS

Geralmente quando terminamos nossas palestras recebemos muitos e-mails pelo nosso site www.osmarcoutinho.com.br e um recentemente enviado pela proprietária de uma loja muito famosa aqui em Curitiba/PR, nos relata que o seu vendedor, campeão em vendas, tinha um péssimo gênio e brigava com seus companheiros com freqüência, deixando na loja um enorme baixo-astral.
Como poderia ela resolver este problema muito comum ainda em muitas empresas? Imediatamente atendi ao seu pedido relatando esta história.
 

Certa vez um vendedor que tinha um mau hábito, costumava ofender os seus colegas de trabalho com freqüência, pois acreditava que sempre estava com a razão. O gerente pressionado pelos funcionários estava preste a dispensá-lo, quando resolveu dar-lhe uma última chance.

Deu-lhe um saco de pregos e disse que; cada vez que ele brigasse e que falasse tudo o que viesse em sua cabeça, deveria pregar um prego atrás da porta que ficava nos fundos da empresa.

No primeiro dia o vendedor pregou 37 pregos atrás da porta.
Nas semanas que seguiram, ą medida que ele aprendia a controlar as suas palavras pregava cada vez menos pregos. Com o passar do tempo descobriu que era mais fácil controlar as brigas do que pregar pregos atrás da porta.
Chegou o dia em que pode controlar todas as suas palavras. Depois de informar ao gerente, este lhe sugeriu que retirasse um prego da porta a cada dia que não brigasse com os seus colegas. Os dias se passaram e o vendedor pōde finalmente anunciar ao seu gerente que não havia mais pregos atrás da porta.

O gerente ficou muito feliz com a recuperação do seu vendedor e principalmente pela harmonia que havia se instalado no interior da loja. Levou-o até a porta e lhe disse:

“Meu amigo, vejo que você teve um trabalho muito grande para pregar os pregos e depois retirá-los. O que eu queria lhe ensinar na realidade não era isto e sim gostaria que você observasse todos estes buracos que ficaram na porta. Nunca mais esta porta será a mesma”.

O vendedor confuso com a conclusão, gentilmente pediu ao gerente uma explicação, pois achava que já estava curado. 

O gerente explicou que cada vez que perdemos a paciência e brigamos com os outros deixamos cicatrizes nas pessoas a qual brigamos e também nas que presenciam a briga.
Estas marcas profundas são exatamente como as que você deixou na porta.
Você pode insultar alguém e logo após até pedir desculpas, mas dependendo da maneira como você a insultou, mesmo tendo a razão, o efeito poderá ser devastador e as cicatrizes ficarão para sempre.
Uma ofensa verbal pode ser tão traumática quanto uma agressão física.

Prof. Osmar Coutinho
Conferencista